Resumo

O presente resumo pretende relatar a aplicação do teste em noção espaço temporal pela bateria motora de Francisco Rosa Neto, realizado pelos acadêmicos do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) em Psicomotricidade. O presente estudo é de caráter descritivo com análise quantitativa e qualitativa e o seu corte foi transversal. A população é uma escola pública onde se encontra o funcionamento do PIBID de Psicomotricidade. A amostra foi composta por vinte (20) alunos, sendo dez (10) meninas e dez (10) meninos, da turma do quarto (4º) ano do ensino fundamental da Escola Estadual Antônio Figueira. O primeiro teste o aluno iria reproduzir ao movimento que escutava (não via as batidas, pois estavam separados pela placa de madeira) das batidas com a ponta do lápis onde o aplicador deveria dar o primeiro passo - três (3) erros consecutivos paravam o teste. A segunda situação o aluno visualizava com determinado tempo a figura do teste, que era apresentada pelo avaliador e reproduzida no seu material da forma que visualizou – dois (2) erros consecutivos paravam o teste. A terceira situação, o aplicador deveria bater sobre a mesa o lápis quanta batidas era pedido pelo teste, e o aluno deveria escutar e desenhar conforme o número de sons produzidos - dois (2) erros consecutivos paravam o teste. A quarta e última situação o aluno visualizava e batia com o lápis sobre a mesa - dois (2) erros consecutivos paravam o teste. No final de cada teste o aplicador com os dados do aluno deveria somar os acertos para depois incluir em toda a soma. 80% dos testes aplicados foram julgados entre Normal a Superior. 20% abaixo da média. Através da análise dos dados coletados no teste, conclui-se que o fator Noção Espaço Temporal, conteúdo da disciplina Psicomotricidade, é fator importante no processo de Aprendizagem, tendo em vista que ela reflete diretamente no desenvolvimento Motor e Intelectual na Educação Infantil.

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