Aspecto Lúdico Direcionado.

Parte de Natação Para Bebês . páginas 125 - 139

Resumo

Lúdico é qualquer tipo de atividade que leva uma pessoa somente a se divertir, se entreter, se alegrar, passar o tempo (CAVALLARI; ZACHARIAS, 2009). Para Negrine (2000), lúdico está relacionado à pré-história de vida, um estado de espírito e um saber que progressivamente vai se instalando na conduta do ser, devido ao seu modo de vida. O lúdico refere-se a uma dimensão humana que evoca os sentimentos de liberdade e espontaneidade de ação. Envolve atividades despretensiosas, descontraídas e desobrigadas de toda e qualquer espécie de intencionalidade ou vontade alheia. O lúdico é livre de pressões e avaliações (CAILLOIS, 1986).
Pensando no lúdico, este pode ser manipulado de diferentes maneiras. As maneiras mais comuns de manipular o lúdico são através de jogos e brincadeiras.
Brincadeiras podem ser entendidas como atividade de simples distração, momento em que as pessoas descarregam sua “energia”, atividade sem importância e é própria para criança (SILVA, 1996).
Brincadeiras para Kishimoto (2001) podem ser entendidas como ações que a criança desempenha ao concretizar as regras de um jogo e mergulhar na ação lúdica, é o lúdico em ação, “Brinquedo e brincadeira relacionam-se diretamente com a criança, e não se confundem com o jogo”.
Para Cavallari e Zacharias (2009), brincadeiras são quaisquer tipos de atividade recreativa em que não existe um vencedor, simplesmente acontece e vai se desenvolvendo, enquanto houver motivação e interesse.
Em suma, a brincadeira é o caminho natural do desenvolvimento humano, é competente nos seus efeitos e oferece a quem dela faz uso, a construção de uma base sólida para toda vida, pois é capaz de atuar no desenvolvimento cognitivo e emocional de forma natural e harmônica. ...