Aspectos Biomecânicos da Locomoção de Pessoas com Doença de Parkinson: Revisão Narrativa

Por: Aline de Souza Pagnussat, Elren Passos Monteiroa, Flávia Gomes Martinez, Leonardo A. Peyré-tartaruga e Lúcia Bartmann Wildd.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.39 - n.4 - 2017

Send to Kindle


.Resumo

A presente revisão narrativa tem por objetivo analisar os aspectos biomecânicos da locomoção e os efeitos de intervenções nos padrões da marcha de pessoas com doença de Parkinson (DP). Fez-se uma pesquisa bibliográfica no banco de dados dos sistemas SciELO e PubMed, com as seguintes palavras: human locomotion, biomechanics, pathologic gait e Parkinson's disease, em periódicos nacionais e internacionais. Concluímos que as principais alterações biomecânicas são nos parâmetros espaçotemporais, como menor comprimento de passada e estabilidade dinâmica, além da baixa ativação muscular nos músculos propulsores, bem como menor velocidade autosselecionada da marcha. Fazem-se necessários protocolos de treinamento de caminhada que considerem esses parâmetros para auxiliar a reabilitação da marcha de pessoas com DP.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0101-32892017000400450&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.