Resumo

INTRODUÇÃO 

Por se respaldarem no contexto da cultura corporal do movimento (DAOLIO, 1996, p. 41) as lutas representam interessantes práticas corporais, capazes de desenvolver a pluralidade cultural (BRASIL, 1997b, p. 27) e potenciais motores, sócio afetivos e cognitivos (OLIVIER, 2000, p. 14). Encaradas como disputas em que o(s) oponente(s) deve(m) ser subjugado(s), com técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa (BRASIL, 1997a, p. 70), elas não são comumente propagadas no âmbito escolar, principalmente quando se trata da rede pública de ensino. Possivelmente pela noção da necessidade do uso de equipamentos/locais específicos, o que inviabilizaria a prática em algumas escolas, por exemplo. Nesse contexto, o presente relato de experiência faz alusão à disciplina de Judô I da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), cujo enfoque direciona-se à escola.

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