Aspectos da Dinâmica Interativa no Contexto da Educação de Jovens com Síndrome de Down

Por: Maria de Fátima Carvalho.

81 páginas. 1995

Send to Kindle


Resumo

Tomando como base a perspectiva histórico-cultural em psicologia, este trabalho busca nas idéias de Vygotsky, Bakhtin e Smolka os fundamentos para proceder a investigação de aspectos da dinâmica interativa no contexto da educação de jovens com síndrome de Down, com o objetivo de apontar alguns movimentos de produção de sentido. A partir da apresentação das idéias de Vygotsky sobre a deficiência e ressaltando a importância da linguagem no processo de desenvolvimento, apontamos a forma como a linguagem é concebida no contexto do trabalho pedagógico e da pesquisa sobre a síndrome de Down, propondo outra forma de abordagem da questão. Neste sentido, apresentamos uma possibilidade de análise da dinâmica interativa que tem lugar numa escola especial, envolvendo alunos e professores e que se caracteriza pelas dificuldades de fala do aluno e pela dificuldade de compreensão do professor. A partir da análise realizada, questionamos a idéia da transparência da linguagem, a idéia do domínio do sistema lingüístico como condição que assegura a comunicação e a idéia de serem as dificuldades de fala dos alunos impeditivas da produção de sentido. Apontamos indícios de uma desconfiança na capacidade de elaboração dos alunos, como uma das condições constitutivas das dinâmicas interlocutivas observadas entre os mesmos e os professores.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=2038&listaDetalhes%5B%5D=2038&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.