Aspectos Históricos Acerca da Participação dos Graduandos da Unicamp no Programa Iyle (international Youth Leader Education) Oportunizado Pela Parceria Unicamp - Isca

Por: Bianca Assumpção e .

Conexões - v.13 - 2015

Send to Kindle


Resumo

A UNICAMP já é concebida pela comunidade acadêmica como uma Universidade que, dentre outras características, valoriza os intercâmbios internacionais. No entanto, a produção e o acesso aos relatórios acerca destes intercâmbios parecem pouco viabilizados, o que também compromete sobremaneira o conhecimento dos mesmos, pela própria UNICAMP e pela comunidade. O objetivo desta pesquisa é fazer um levantamento acerca de alguns aspectos históricos que envolveram a participação de graduandos da área de Educação Física da UNICAMP (FEF e CE/FCA) propiciados pelo programa IYLE (International Youth Leader Education), da ISCA (International Sport and Culture Association). Como resultados temos que: em 1997 foram enviados os primeiros graduandos da UNICAMP (da FEF/UNICAMP e membros do Grupo Ginástico Unicamp - GGU) ao programa IYLE; entre os anos de 1997 e 2012, foram enviados 53 graduandos, que a partir da pesquisa, foram nominalmente identificados com seus respectivos períodos de participação. Desse universo de 53 graduandos: 51 eram pertencentes à FEF/UNICAMP; a grande maioria pertencente ao GGU; 32 eram do gênero feminino e 21 do masculino; 38 foram para a escola de Ollerup e 15 para a de Viborg. De maneira geral, verificou-se a importância de um projeto de extensão universitária na área da Ginástica (como o GGU) como um grande mediador da internacionalização da formação acadêmica, e de estudos históricos que possam melhor registrar e deflagrar esse processo.

Endereço: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637577

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.