Resumo

Muito se tem estudado sobre a influência africana na Capoeira e sua manifestação em outros países, em diversas áreas de conhecimento. No entanto, ainda é incipiente o estudo da mesma a partir de acervos imagéticos, que relacionam a história dessa prática a outras práticas como a do N´golo, manifestação corporal africana muito similar à Capoeira. Dessa forma, este estudo tem por objetivo analisar aspectos históricos da Capoeira a partir dos desenhos do N´golo, presentes no acervo do artista Albano Neves e Sousa, datados de 1955, que foram disponibilizados exclusivamente para a pesquisa de doutorado da qual este trabalho faz parte, pela Livraria-Galeria Municipal Verney / Colecção Neves e Sousa, do Município de Oeiras, Portugal. Para análise dessa fonte utilizamos o método documental e selecionamos para a amostra desse trabalho, 20 desenhos em preto e branco (os 20 desenhos são numerados pelo catálogo de 9-27 e 33). A análise foi realizada com base nos estudos de Vigarello, tendo em vista a ideia de corpo como arquivo expressas por Vigarello e Sant´Anna (2000), e a experiência estética como narrativa dramática nos conceitos expressos por Gumbrecht (2007), assim como realizou o autor Castro Júnior (2010).