Aspectos da Imagem Corporal dos Presbiterianos de Jataí - Go.

Por: Katiúscia Rodrigues Silvério.

98 páginas. 2002

Send to Kindle


Resumo

RESUMO ,O homem é um ser emocional e experimenta cada um sua própria maneira de ver e sentir o mundo e as coisas. Sentimos, percebemos e expressamos através da unidade que é o corpo. A imagem corporal é a vivência dessas sensações com o mundo e com o próprio corpo, e é através do corpo que essas sensações ganham significado final. Nesta pesquisa tivemos como objetivo, verificar alguns aspectos da imagem corporal de professores de Educação Física presbiterianos e membros das Igrejas Presbiterianas de Jataí - GO. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi do tipo qualitativa com pesquisa de campo feita através da aplicação do teste "A Minha Imagem Corporal" de David Rodrigues (1999). Nos resultados algumas questões significativas foram levantadas para discussão, como: as relações de gênero nas aulas de Educação Física, a repressão da mulher e a possível ligação estabelecida pelos presbiterianos entre doença e pecado. Ao considerarmos que a imagem corporal descreve nossas ações, somos levadas "a refletir sobre a nossa própria imagem corporal, uma vez que, enquanto professores de Educação Física, trabalhamos com corpos. Os conceitos passados pela doutrina cristã, especificamente a presbiteriana, são incorporados por seus adeptos e manifestados através de suas atitudes principalmente nas aulas de Educação Física. Algumas questões como: as relações de gênero enquanto opostos, que encontram grande força na sociedade, são reforçadas pela religião. Assim sendo, para trabalhar com essas questões é necessário refletir sobre alguns aspectos da imagem corporal do nosso aluno, bem como, o próprio professor de Educação Física que é presbiteriano, refletir sobre a sua imagem corporal e consequentemente sobre sua prática pedagógica.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1414&listaDetalhes%5B%5D=1414&processar=Processar

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.