Aspectos Importantes no Processo Detecção e Orientação de Talentos Esportivos e a Contribuição da Estatística Z Neste Contexto

Por: Daniel Alves Corrêa e Ricardo de Melo Dias.

Conexões - v.13 - n.2 - 2015

Send to Kindle


Resumo

Um importante aspecto do período contemporâneo de desenvolvimento do esporte é a organização da seleção desportiva cientificamente argumentada. Objetivou-se neste estudo discutir sobre aspectos importantes envolvidos no processo de detecção e orientação de jovens com pré-disposição para serem futuros talentos esportivos e também acerca da contribuição da Estatística Z. Utilizou-se de pesquisa de revisão de literatura. Pode-se concluir que a Estatística Z, que permite diagnosticar o perfil de aptidão física e determinar, em termos percentuais, o quanto um determinado indivíduo se afasta da média populacional, pode contribuir neste processo, pois além de ser considerado um instrumento de fácil aplicabilidade e baixo custo, também nos dá a possibilidade de identificar aquele individuo que possui determinada aptidão física além da média para o desempenho esportivo. 

Endereço: http://conexoes.fef.unicamp.br/ojs/index.php/fef/article/view/1140

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.