Aspectos Morfométricos e Quantitativos dos Neurônios Mioentéricos do Jejuno de Ratos com Diabetes Crônico

Por: Jacqueline Nelisis Zanoni, Luiz Cristiano Valentini, Marcílio Hubner de Miranda Neto, Maria Raquel Marçal Natali e Marli Aparecida Defani.

Arquivos de Ciências da Saúde da Unipar - v.6 - 2002

Send to Kindle


Resumo

O Diabetes mellitus é uma patologia originada por distúrbios metabólicos, nos quais ocorre uma menor utilização da glicose, caracterizando assim a hiperglicemia. Complicações intestinais, tais como diarréia, megacolon, incontinência fecal, diminuição da condução nervosa e distúrbios da atividade motora do trato gastrointestinal ocorrem na manifestação do diabetes e podem estar relacionadas à integridade das células nervosas do plexo mioentérico. O objetivo deste trabalho foi verificar o comportamento quantitativo e morfométrico dos neurônios do plexo mioentérico do jejuno de ratos adultos tornados diabéticos pela indução por estreptozootocina. Foram utilizados amostras do jejuno de 10 ratos (Rattus norvegicus albinus), com idade de 90 dias divididos em 2 grupos: C (controle- não diabético) e D (diabético). Para indução do diabetes os animais serão submetidos a jejum por 24 horas e posteriormente foi injetada a estreptozootocina, por via endovenosa, na dose de 35 mg/Kg de peso corporal. A confirmação do diabetes foi feita através da dosagem de glicose sanguínea e da hemoglobina glicada, além do consumo díário de água. Os animais foram sacrificados aos 210 dias. A análise quantitativa (contagem de 80 campos microscópicos nas regiões antimesentérica e intermediária) e morfométrica (100 mensurações por animal) foi realizada utilizando-se preparados de membrana do jejuno corados pelo Método de Giemsa. Análise estatísticas revelaram redução significativa no número de neurônios mioentéricos e aumento significativo na área dos corpos celulares neuronais dos ratos diabéticos.

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.