Aspectos Motivacionais Que Influenciam a Adesão e Manutenção de Idosos a Programas de Exercícios Físicos

Por: Ana Carolina Leão, Ana Tereza Viana, Carmen Freyre, Clara Maria Silvestre Monteiro de Freitas e Marcela de Souza Santiago.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.9 - n.1 - 2007

Send to Kindle


Resumo

Atualmente, a busca pela prática de exercícios físicos em programas para promoção de saúde vem crescendo; porém a procura pelos idosos é insuficiente. Esta investigação identifica, classifica e discute os aspectos socioculturais e educativos ligados à saúde e a qualidade de vida do idoso, estabelecendo relações com os motivos de adesão e permanência, na prática regular de exercícios físicos, realizados em espaços públicos. A metodologia foi descritiva quantiqualitativa de campo com o auxílio da qual foram entrevistados 120 usuários de dois programas de exercícios físicos no Recife. Os resultados apontaram os motivos mais importantes para adesão: melhorar a saúde (84,2%); melhorar o desempenho físico (70,8%); adotar estilo de vida saudável (62,5%); reduzir o estresse (60,8%); acatar prescrição médica (56,7%); auxiliar na recuperação de lesões (55%); melhorar a auto-imagem (50,8%); melhorar a auto-estima e relaxar (47,5%). Elencam-se os motivos mais importantes para a permanência: melhorar a postura (75%); promover o bem-estar (74,2%); manter-se em forma (70,8%); sentir prazer (66,7%); fi car mais forte e receber Incentivos do professor (62,5%); sentir bem-estar provocado pelo ambiente (60%); sentir-se realizado e receber atenção do professor (57,5%). Para os homens (35,1%), o hábito de praticar exercícios na juventude não revelou importância para aderir à prática de exercícios. Com esses indicadores, promover programas voltados à promoção da saúde e das necessidades dos idosos fará jus a uma população que tem motivos sufi cientes para sair do sedentarismo.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/4037

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.