Resumo

OBJETIVOS:
Foram definidos como objetivos: Identificar os aspectos da preparação física para atletas com idade acima de 30 anos de idade, analisar os aspectos fisiológicos do exercício e avaliar os aspectos do treinamento para os futebolistas acima de 30 anos.

MÉTODOS E RESULTADOS:
A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa descritiva. A coleta de dados foi realizada através de uma pesquisa transversal e de campo, onde foi aplicado um questionário semi-estruturado composto por perguntas fechadas, com cinco preparadores físicos. Diante dos quais, foram obtidos os dados para o desenvolvimento desse artigo. Como fonte secundária foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de consulta a fontes documentais, para construção da base teórica. Constatou-se que 80% dos questionados responderam que os atletas com idade acima de 30 anos realizam a pré-temporada normalmente com os demais atletas, os sujeitos 1 e 2 complementaram dizendo que esses atletas tem que ter um tempo de repouso maior.
CONCLUSÃO:
Concluiu-se ao avaliar os aspectos do treinamento para os futebolistas acima de 30 anos, que esse grupo necessita de treinamentos específicos, um maior tempo de repouso e uma maior freqüência de atividades na academia. Observou-se também quanto aos aspectos fisiológicos que os atletas com mais de 30 anos tem uma perda de força muscular e uma queda de rendimento físico/técnico ao longo da competição. Identificou-se que no futebol atual são realizados treinamentos que dão preferência as qualidades físicas como força, resistência e velocidade.