Associação de Comorbidades e Hábitos Não Saudáveis com a Capacidade de Caminhada em Pacientes com Claudicação Intermitente

Por: Alessandra de Souza Miranda, , Gabriel Grizzo Cucato, João Paulo dos Anjos Souza Barsbosa, Lausanne Barreto Rodrigues, Luís Alberto Gobbo, Maria de Fátima Marucci, Mariana de Freitas Berenguer e .

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.25 - n.2 - 2011

Send to Kindle


Resumo

Indivíduos com claudicação intermitente (CI) comumente apresentam comorbidades associadas e hábitos não saudáveis, como o tabagismo e a inatividade física. Todavia, o quanto esses fatores contribuem para a intolerância à caminhada desses indivíduos permanece incerto. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar a associação das comorbidades e hábitos não saudáveis com a capacidade de caminhada de indivíduos com CI. A amostra foi composta por 66 indivíduos com CI de ambos os gêneros. Todos os indivíduos realizaram teste ergométrico máximo em esteira, sendo registrada o tempo de claudicação (TC) e o tempo total de caminhada (TTC). Os dados referentes às comorbidades e hábitos não saudáveis foram obtidos por meio de entrevista. Para análise estatística foi empregada análise de regressão simples univariada, com p < 0,05. A comorbidade mais prevalente foi a hipertensão arterial (86,4%), ao passo que a inatividade física foi o hábito não saudável mais prevalente (47%). Além disso, 90,9% dos pacientes apresentaram duas ou mais comorbidades e/ou hábitos não saudáveis. A inatividade física foi associada com menor TC (β = -154 s; p = 0,02; IC95% = -283; -25 s) e TTC (β = -189 s; p = 0,02; IC95% = -384; -29 s). Além disso, o maior número de comorbidades e hábitos não saudáveis também foram associados com menor TC (β = -55 s; p = 0,02; IC95% = -102; -8 s). Como conclusão, os resultados deste estudo indicam que a inatividade física e o número de comorbidades e/ou hábitos não saudáveis estão associados com a intolerância à caminhada de indivíduos com CI.

Endereço: http://www.scielo.br/pdf/rbefe/v25n2/09.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.