Associação da Atividade Física, Qualidade de Vida e Riscos Cardiovasculares em Amputados Atendidos nas Unidades Básicas de Saúde de Aracaju-se.

Por: Izabel Cristina de Oliveira Lima.

2017 20/06/2017

Send to Kindle


Resumo

INTRODUÇÃO: AMPUTAÇÃO É A PERDA TOTAL OU PARCIAL DE UM MEMBRO,DE FORMA CIRURGICA OU TRAUMATICA OCASIONADA POR DIVERSAS ETIOLOGIAS. É CONSIDERADA UM PROBLEMA DO SISTEMA DE SAÚDE DEVIDO AO CRESCIMENTO EPIDEMIOLOGICO ALÉM DE ACARRETAR CONSEQUENCIAS FISICAS,PSICOLOGICAS E SOCIAIS AO AMPUTADO. OBJETIVO: AVALIAR O NIVEL DE ATIVIDADE FISICA SOB QUALIDADE DE VIDA E RISCO CARDIOVASCULAR EM AMPUTADOS ATENDIDOS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBS) DE ARACAJU-SE. METODOLOGIA: ESTE TRABALHO FOI DIVIDIDO EM TRES ETAPAS A SABER: VISITA ÁS UBS PARA IDENTIFICAÇÃO DOS ATENDIEMNTOS REALIZADOS EM APUTADOS DE MEMBROS INFERIORES, TOTALIZANDO 225 USUARIOS; SELEÇÃO ALETÓRIA DE 60 INDIVIDUOS AMPUTADOS DE MEMBROS INFERIORES PARA APLICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE COLETA E POR FIM VISITA DOMICILIAR AOS AMPUTADOS SELECIONADOS, QUE RESPONDERAM AO QUESTIONÁRIO INTERNACIONAL DE ATIVIDADE FISICA (IPAQ), E QUESTIONÁRIO PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DESENVOLVIDA PELA WORLD HEALTH ORGANIZATION QUALITY OF LIFE ( WHOQOL). ALÉM DISSO, FOI AVALIADO O TIPO DE EXERCICIO FISICO QUE O GRUPO REALIZAVA E O RISCO DE DESENVOLVIMENTO DE DOENÇA CARDIOVASCULARES PELOS CRITÉRIOS DA FRAMINGHAM HEART STUDY. RESULTADOS: A MAIOS INCIDENCIA DE AMPUTADOS NESTE ESTUDO PERTENCEU AO SEXO MASCULINO. APENAS 23% DOS INDIVIDUOS ESTUDADOS FORAM CLASSIFICADOS COMO ATIVOS, E DE ACORDO COM O ESCORE DE FRAMINGHANM NÃO FOI OBSERVADO RISCO CARDIOVASCULA. A PARTIR DA ANALISE DO WHOQL, EVIDENCIOU-SE QUE A QUALIDADE DE VIDA FOI MAIOR ENTRE OS AMPUTADOS ATIVOS. CONCLUSÃO: O PANORAMA OBSERVADO COM BASE NOS RESULTADOS OBTIDOS MOSTRA QUE O NIVEL DE ATIVIDADE FISICA EXERCE BAIXA INFLUENCIA NA QUALIDADE DE VIDA DOS AMPUTADOS

Endereço: https://www.sigaa.ufs.br/sigaa/public/programa/defesas.jsf?lc=pt_BR&id=726

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.