Resumo

Introdução: A relação entre a prática de atividade física (AF) dos pais, estilo de vida e risco a saúde dos filhos ainda não está bem esclarecida. Dessa forma, considerando um sistema complexo de associação, as análises de rede buscam compreender melhor a conexão existente entre estas variáveis. Objetivo: Verificar associação da prática de atividade física organizada dos pais/responsáveis no estilo de vida, indicadores de saúde e níveis sociodemográficos dos filhos numa perspectiva de rede. Métodos: Estudo transversal, com 328 escolares (174 meninos) de idades entre seis e 11 anos (8,36±1,46). A atividade física dos pais/responsáveis foi avaliada por perguntas; a atividade física moderada a vigorosa (AFMV), atividade física leve (AFL) e o tempo sedentário dos filhos foi medida usando um acelerômetro Actigraph por sete dias. A antropometria e aptidão física dos filhos foram avaliadas seguindo os procedimentos do Proesp-Br. Verificou-se o nível socioeconômico (NSE) por um questionário adaptado ABEP e o tempo de sono dos filhos foi medido por uma pergunta respondida pelos pais. Através do programa Jasp versão 13.1, a análise de rede seguiu a estrutura baysiana estendida (EBIC) eumparâmetrodeajustedemenorretraçãoeseleçãoabsoluta(LASSO)de0.5.Paraaanálisedasredes recorremosasmedidasdedeconectividadeeforça.Resultados: Observa-se que as variáveis com maior conectividade na rede foram a prática de AF organizada da mãe, a idade e a AFMV diária dos seus filhos, sendo estas responsáveis pela ligação das demais variáveis na rede. Quanto a força da relação, as variáveis que apresentaram maiores valores foram o tempo de sono, AFMV média diária, Apcr, AFL média diária dos filhos, NSE e AF organizada da mãe. Conclusão: a prática de AF organizada da mãe, a idade e a AFMV diária dos seus filhos foram as variáveis que apresentaram maior conectividade na rede sugerindo que devem ser levadas em consideração para serem incluídas nos planejamento das aulas de educação física, estudos de intervenções para a promoção da saúde e estilo de vida adequado das crianças.

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