Associação de Polimorfismos Genéticos com Capacidades Físicas e Composição Corporal em Idosas

Por: átila Alexandre Trapé, Carlos Roberto Bueno Júnior, , Letícia Perticarrara Ferezin, Thiago Chiaratto e Vitor Nolasco de Moraes.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.18 - n.1 - 2016

Send to Kindle


Resumo

A população idosa tem crescido de forma substancial e o declínio nas capacidades físicas, além do aumento na porcentagem de gordura corpórea, são características importantes do envelhecimento. Fatores genéticos podem explicar estes declínios e pesquisas relacionadas a essa temática se justificam porque predizer quais capacidades físicas apresentarão maiores declínios em cada indivíduo possibilita a adoção de estratégias para retardá-los. Assim objetivamos avaliar o efeito dos polimorfismos genéticos ECA I/D e ACTN3 R/X nos níveis de gordura corporal, força e potência muscular, capacidade aeróbia, flexibilidade e agilidade em idosas. 66 idosas foram genotipadas em relação aos polimorfismos da ACTN3 e da ECA para divisão dos grupos e submetidas a medidas antropométricas, testes físicos da bateria de testes da AAHPERD e RIKLI E JONES, IPAQ para determinar o nível de atividade física e o Formulário de Marcadores de Consumo Alimentar. Mulheres idosas com o genótipo XX em relação ao gene da ACTN3 apresentaram menores níveis de flexibilidade dos membros superiores e menor capacidade cardiorrespiratória. Por outro lado, em relação ao gene da ECA, os indivíduos ID apresentaram maior capacidade cardiorrespiratória e menor porcentagem de gordura. Em relação às outras variáveis não houve diferença estatística entre os grupos. Concluímos que as variantes genéticas estudadas têm influência em algumas das capacidades físicas e na composição corporal em idosas. No futuro dados desta natureza possibilitarão cada indivíduo ter suas intervenções em saúde direcionadas às variáveis que ele apresenta maior potencial genético para declínio.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2016v18n1p11

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.