Associação do Envelhecimento com a Resistência Insulínica, Síndrome Metabólica e Obesidade Sarcopênica: Investigação de Paramêtros Inflamatórios, Metabólicos e Composição Corporal

Por: Alessandro de Oliveira Silva.

68 páginas. 2015 10/12/2015

Send to Kindle


Resumo

Sendo um processo natural e irreversivel, o envelhecimento acarreta no declinio dos sistemas fisiologicos, desta forma pode levar os idosos a desenvolver alteracoes na composicao corporal, tais como a reducao da massa livre de gordura (MLG) e o aumento da massa gorda (MG). Esse processo progressivo pode desenvolver inflamacao cronica subclinica, o que promove a liberacao de citocinas inflamatorias como a interleucina-6 (IL-6) e o fator de necrose tumoral alfa (TNFƒ¿), bem como a proteina c-reativa (PCR), marcadores inflamatorios relacionados ao envelhecimento. Metodos: foram confeccionados tres artigos tendo como tema a resistencia a insulina, a sindrome metabolica e a obesidade sarcopenica, todos os artigos sao estudos sao de carater transversal, a amostra foi composta por idosas residentes no Distrito Federal. As participantes foram submetidas aos seguintes procedimentos: avaliacao da massa e da estatura corporal; avaliacao da circunferencia da cintura por meio de trena antropometrica; analise da composicao corporal por meio da absortometria de raios-X de dupla energia; e coleta de material sanguineo para analise dos marcadores de inflamacao. Resultados: os resultados demonstram uma associacao do envelhecimento com a resistencia insulinica, sindrome metabolica e obesidade sarcopenica, desta forma, deve haver uma maior investigacao dos parametros inflamatorios, metabolicos e composicao corporal. Consideracoes finais: Consequentemente, a identificacao de pacientes idosos com resistencia insulinica, sindrome metabolica e obesidade sarcopenica, e de suma importancia para atenuar o impacto clinico destas patologias nesta populacao.

Endereço: http://www.bdtd.ucb.br/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.