Associação Entre Aptidão Cardiorrespiratória e Participação Regular de Adolescentes em Esportes

Por: , Enio Ricardo Vaz Ronque, Gabriela Blasquez, Helio Serassuelo Junior, Manuel João C. Coelho-e-silva, Marcelo Romanzini, Mariana Biagi Batista e Verônica Siqueira de Souza.

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - v.18 - n.4 - 2013

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar, em adolescentes separados pelo sexo, a associação entre aptidão cardiorrespiratória (ACR) e participação regular em esportes. Duzentos e oitenta e dois adolescentes (136 rapazes e 146 moças), de 11 a 13 anos, realizaram o teste de corrida bidire- cional de 20-m e responderam o questionário de Baecke, considerando-se a seção referente às atividades esportivas e programas de exercício físico. Aproximadamente 56% dos rapazes e 34% das moças não atingiram a zona saudável para ACR (P < 0,001). A participação regular em es- portes foi declarada por 29% dos sujeitos e associação significante entre a ACR e a participação regular em esportes foi identificada somente nas moças (P < 0,05). Assim, as moças envolvidas em atividades esportivas tiveram melhor desempenho nos indicadores da ACR (nº de voltas, VO2 relativo e ajustado) em relação aos seus pares não participantes (P < 0,05). Os resultados su- gerem que, em moças, a participação regular em esportes é positivamente associada com a ACR.
 

Endereço: http://www.sbafs.org.br/revista/artigos.php?id_revista=74

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.