Associação Entre Aptidão Física, Estratégias de Aprendizagem e Desempenho Escolar em Crianças de Nove a 11 Anos

Por: Carmen Sílvia Grube, Henrique de Oliveira Castro, Isabela Almeida Ramos, Rafael Cerqueira Costa, Samuel da Silva Aguiar e Stéphany Vieira Brito.

Revista da Educação Física - UEM - v.29 - n.1 - 2018

Send to Kindle


Resumo

O exercício físico combate fatores prejudiciais à saúde de crianças como o percentual de gordura corporal e a aptidão cardiorrespiratória. O objetivo do presente estudo foi comparar e correlacionar o VO2máx, percentual de gordura, frequência cardíaca máxima, teste de desempenho escolar e estratégias de aprendizagem em crianças de nove a 11 anos. Participaram do estudo 30 escolares. Os resultados mostram que houve correlações moderadas entre o teste de desempenho escolar (TDE) parte escrita e dobras cutânea e a soma de dobras cutâneas, TDE escrita e percentual de gordura (%G), TDE leitura e percentil geral de estratégias metacognitivas e TDE total e dobra cutânea subescapular (SE). Conclui-se que o desempenho escolar possui relação com as estratégias de aprendizagem bem como com as variáveis de composição corporal e %G. 

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/40031

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.