Associação Entre Atividade Física, Aptidão Cardiorrespiratória, Síndrome Metabólica, Crianças, Adolescentes. Física, Aptidão Cardiorrespiratória e Síndrome Metabólica em Crianças e Adolescentes. Estado da Arte.

Por: Antonio M. Prista, Daniel Santos, Fernanda Karina dos Santos, José Antônio Ribeiro Maia e Thayse Natacha Queiroz Ferreira Gomes.

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - v.16 - n.1 - 2011

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo teve como objetivo sintetizar os principais resultados da associação entre atividade física (AF) e/ou aptidão cardiorrespiratória com a síndrome metabólica (SM) em crianças e adolescentes. Efetuou-se uma busca on-line nas bases de dados Pubmed, Scopus, Web of Science e Lilacs para selecionar artigos que investigaram a relação entre AF e/ ou aptidão cardiorrespiratória e SM em crianças e adolescentes, publicados entre os anos de 2004 e 2009. Foram localizados 20 estudos que atenderam aos critérios adotados, dos quais 19 compuseram a amostra. Uma associação negativa entre AF e/ou aptidão cardiorrespiratória e SM foi observada. Os valores da associação apresentaram oscilação, a qual pode ser relacionada aos métodos utilizados para recolha da informação, à inexistência de critérios unânimes para determinação da SM em crianças e adolescentes, ao tamanho e características amostrais. Os resultados sugerem que incrementos dos níveis de AF (odds ratio de 1,3 a 5,16, e b = -0.02 a -0.21) e aptidão cardiorrespiratória (odds ratio de 2,42 a 13,0, e b = -0.09 a -0,44) em jovens se apresentam como estratégias para prevenção de fatoresde risco metabólico. Não obstante a representatividade dos dados, há a necessidade de estudos posteriores em populações de nações em transição, de forma a possibilitar uma
melhor compreensão desta relação.

Endereço: http://www.sbafs.org.br/_artigos/427.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.