Resumo

Objetivos. Avaliar as associações, individualmente e em combinação, entre atividade física no lazer e comportamento sedentário e saúde cardiometabólica.

Métodos: Este estudo transversal incluiu 13.931 servidores participantes do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil). A atividade física de lazer foi analisada usando o domínio de lazer do Questionário Internacional de Atividade Física de formato longo, enquanto questões relacionadas ao tempo acumulado de sentar e tempo de tela de lazer em um dia da semana e em um dia no fim de semana foram usadas para estabelecer comportamento sedentário. A análise dos dados foi realizada por meio de regressão logística multivariada.

Resultados: Após o ajuste para variáveis ​​de confusão, altos níveis de atividade física no lazer e baixos níveis de comportamento sedentário foram ambos associados a marcadores de saúde cardiometabólicos favoráveis ​​em ambos os sexos. Quando esses dois fatores foram analisados ​​em conjunto, tomando como referência a combinação de baixos níveis de atividade física no lazer e altos níveis de comportamento sedentário, as associações inversas com as variáveis ​​cardiometabólicas tornaram-se ainda mais significativas.

Conclusão: Altos níveis de atividade física no lazer e baixos níveis de comportamento sedentário estiveram inversamente associados às variáveis ​​cardiometabólicas analisadas; no entanto, as duas variáveis, quando avaliadas em conjunto, parecem produzir associações mais consistentes, principalmente quando o comportamento sedentário é avaliado de acordo com o tempo de tela de lazer.
 

Acessar