Associação Entre Atividade Física e Indicadores de Condição Socioeconomica: Estudo Comparativo Entre Crianças e Adolescentes do Município de Santa Cruz do Sul ? Rs/ Brasil

Por: Cézane Priscila Reuter, éboni Marilia Reuter, Greice Graziela Morais, Leandro Tibiriça Burgos, Matheus Cezar Maria, Miria Suzana Burgos e Natalí Lippert Schwanke.

Cinergis - v.13 - n.2 - 2012

Send to Kindle


Resumo


Este estudo buscou verificar possíveis diferenças dos níveis de atividade física relacionando com as condições socioeconômicas de escolares do município de Santa Cruz do Sul-RS. Possui caráter transversal-descritivo, tendo como sujeitos 350 escolares, com idade entre 7 e 17 anos, de ambos os sexos. Para a coleta de dados foi utilizado questionário adaptado previamente validado e a análise estatística constou do teste qui-quadrado. Foram encontradas diferenças estatisticamente significantes na forma de deslocamento, ao que tange âmbito escolar e nível socioeconômico, para ambos os sexos. Destaca-se que estudantes do meio urbano e de níveis socioeconômicos inferiores mostraram-se mais ativos neste quesito. Na prática de atividade física, os resultados apontaram uma relação inversa desta variável com o nível socioeconômico. No âmbito escolar, observou-se a maior prevalência de sujeitos inativos na zona rural. A diferença da forma de deslocamento e atividade física dos escolares avaliados, tanto em relação ao âmbito escolar, quanto ao nível socioeconômico, demonstra diferentes perfis de escolares, que em futuros programas de intervenção devem ser considerados.
 

Endereço: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/3159

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.