Associação Entre Atividade Física Habitual e Cognição Global em Mulheres Pós-menopausa Usuárias do Sus

Por: Eduardo Federighi Baisi Chagas e Luan Henrique do Nascimento Ramos.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.23 - n.2 - 2015

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Resumo

A capacidade cognitiva é considerada um indicador de saúde importante, em especial na mulher pós-menopausa, onde a redução da cognição pode estar relacionada ao desenvolvimento de condições clínicas como a demência. Embora o exercício físico tenha sido apontado como uma estratégia terapêutica e preventiva em diferentes quadros patológicos, poucos estudos investigaram a relação entre o nível de atividade física e a cognição global de mulheres pós-menopausa. Devido às diferenças nos padrões e quantidades de minutos por semana adotados por programas de exercício físico em Unidades de Saúde da Família, o objetivo do estudo foi analisar o impacto de programas de exercício que atendem as recomendações do American College of Sports Medicine (ACSM), de no mínimo 150 minutos de exercício físico moderado à vigoroso por semana Grupo Ativo (GA), e de programas que realizam menos de 150 minutos de exercício físico moderado à vigoroso por semana Grupo pouco Ativo (GPA), sobre a cognição global de mulheres pós-menopausa. A amostra foi constituída de 29 mulheres pós-menopausa, sendo 15 classificadas como GPA e 14 classificadas como GA. Para avaliação do desempenho cognitivo foi aplicado o teste denominado Mini Exame do Estado Mental (MEEM). Para melhor compreensão dos dados, o MEEM, foi analisado sobre os componentes de orientação temporal, orientação espacial, memória imediata e leitura, como também para o escore geral. O GA apresentou melhor desempenho cognitivo em relação ao GPA, respectivamente para o escore geral (28 vs. 24), memória imediata (15 vs. 12) e orientação temporal (5 vs. 4,5). Para a orientação espacial e leitura não foi observado diferenças entre os grupos. Um maior nível de Atividade Física Habitual (AFH) pode contribuir para uma melhor condição da cognição global. Por outro lado, um padrão de AFH abaixo do recomendado pelo ACSM, parece não contribuir para um melhor desempenho da cognição global.

Endereço: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/4862

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