Associação Entre Comportamentos de Risco Para a Saúde e Fatores Sociodemográficos em Universitários de Educação Física

Por: Isabella Caroline Belem, José Luiz Lopes Vieira, , Patrícia Aparecida Gaion Rigoni e Viviane Aparecida Pereira dos Santos.

Motricidade - v.12 - n.1 - 2016

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a associação entre comportamentos de risco para a saúde e fatores sociodemográficos de estudantes universitários de Educação Física. A amostra foi constituída por 403 estudantes do curso de Educação Física de uma universidade do norte-central do Paraná, Brasil. Como instrumentos foram utilizados um inquérito para caracterização sociodemográfica dos participantes e o National College Health Risk Behavior Survey (NCHRBS). Para análise de dados utilizou-se Qui-Quadrado 2x2 e Odds Ratio, adotando como critério de significância estatística p<0.05. Os resultados demonstraram que os principais comportamentos de risco para a saúde relacionaram-se com a insatisfação com peso corporal, segurança e violência, alimentação inadequada, consumo de álcool e comportamento sexual de risco, com prevalência superior a 80%. Os fatores relacionados a risco foram ser do gênero masculino, estudar no período noturno, ter baixa renda e ser solteiro, enquanto os fatores protetores foram estar nos primeiros anos do curso, ter religião e ter pais com boa escolaridade. Ser atleta na infância e adolescência atuou como fator de risco e de proteção para alguns comportamentos. Concluiu-se que ser do gênero masculino, solteiro, dos últimos anos do curso, do período noturno, sem religião, com menor renda econômica e pais com baixa escolaridade são fatores relacionados com a maioria dos comportamentos de risco para saúde.

Endereço: http://revistas.rcaap.pt/motricidade/article/view/3300

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.