Associação Entre Controle Autonômico Cardíaco, Composição Corporal , Desempenho Aeróbio e Estados de Humor em Jovens Jogadores de Futebol

Por: Ademir Manoel do Nascimento, Bruno Pivetti, César Cavinato Cal Abad, Cristiano Teixeira Mostarda, , Mirailton dos Santos Alves, Ricardo Catalá, Rogério Shinsuke, Ronaldo Kobal e Saulo Gil.

XXXV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte - SIMPOCE

Send to Kindle


Resumo

Introdução: A variabilidade da frequência cardíaca (VFC) tem sido utilizada para controle de carga interna em diferentes modalidades e situações. Além da sobrecarga fisiológica ela também pode ser influenciada por emoções e comportamento. Hipotetizamos que a VFC de jovens futebolistas pudesse estar associada ao desempenho e a diferentes estados de humor. Objetivo: O objetivo do presente estudo foi analisar o grau de associação entre VFC, composição corporal, VO2máx e seis estados de humor de Brunel - BRUMS (Tensão, Fadiga, Vigor, Depressão, Confusão e Raiva) em jovens jogadores de futebol.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.