Associação Entre Dislipidemia, Dados Sociodemográficos, Hábitos Sedentários e Alimentação Inadequada em Escolares do Sul do Brasil

Por: Ana Paula Sehn, Cézane Priscila Reuter, Cleiton Bertollo, Cristiane Fernanda da Silva, Deise Graziela Kern, Gilmar Fernando Weis, Janaína Domingues Corrêa, Letícia Welser e Miria Suzana Burgos.

Cinergis - v.18 - n.2 - 2017

Send to Kindle


Resumo

A dislipidemia, importante fator de risco para doenças cardiovasculares, está cada vez mais presente na infância e adolescência. Identificar os fatores associados é fundamental para elaboração de estratégias de saúde pública. Objetivo: verificar possível associação entre dislipidemia com variáveis sociodemográficas, atividades sedentárias e hábitos alimentares em escolares de um município do Sul do Brasil. Método: foram avaliados 1.243 crianças e adolescentes, sendo 563 do sexo masculino, da rede pública e privada, da zona urbana e rural do município de Santa Cruz do Sul, RS. Para avaliação de dislipidemia, considerou-se a presença de alteração em pelo menos um parâmetro do perfil lipídico (triglicerídeos, colesterol total e frações HDL e LDL). As variáveis sociodemográficas, as atividades sedentárias e os hábitos alimentares foram avaliados por questionário. O teste de corrida/caminhada de 9 minutos foi utilizado para avaliar a aptidão cardiorrespiratória. Resultados: a dislipidemia associa-se somente com variáveis sociodemográficas. Assim, a prevalência de dislipidemia é 9% maior na região centro (p=0,030) e em escolas da rede municipal (RP: 1,18; p=0,002) e estadual (RP: 1,11; p=0,023). Não foi observada relação com hábitos sedentários e ao pouco consumo de frutas/verduras. Considerações finais: a identificação das variáveis associadas com a dislipidemia pode auxiliar na elaboração de estratégias de saúde pública.

Endereço: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/9023

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.