Associação Entre Estrutura da Escola com a Atividade Física na Aula de Educação Física e no Recreio

Por: , Anelise Reis Gaya, Arieli Fernandes Dias, Caroline Brand, e Vanilson Batista Lemes.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.10 - n.2 - 2017

Send to Kindle


Resumo

Objetivou-se verificar a associação entre as características da estrutura da escola e a atividade física dos escolares na aula de educação física e no recreio. Estudo de associação com abordagem quantitativa. A amostra aleatória é composta por 176 escolares (71 meninos e 105 meninas) de 10 escolas estaduais de ensino médio da cidade de Passo Fundo-RS, Brasil. A atividade física foi avaliada com pedômetro, posterior a isso se calculou a média do número de passos na aula de educação física e no recreio. As características da estrutura da escola foram avaliadas por observação direta, com a ferramenta de auditoria na escola. Para análise dos dados utilizou-se estatística descritiva, test t independente e regressão linear generalizada. A média do número de passos entre os meninos foi maior quando comparados às meninas na aula de educação física (t=3,478; p<0,001; d cohen= 0,62) e no recreio (t=2,537; p<0,01; d cohen=0,45). O número de passos da aula de educação física não se associou com as características da estrutura da escola. No recreio, foi encontrada uma associação inversa, onde os meninos que estudavam nas escolas com estruturas de qualidade regular, realizaram em média 208,04 (IC 95%=16,44/399,65; p=0,03) passos a mais quando comparados aos meninos das escolas com estruturas de qualidade boa. As escolas que possuem maiores e/ou melhores estruturas, não necessariamente, influenciam os adolescentes na prática de atividade física no recreio e na aula de educação física.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2017v19n2p164

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.