Associação Entre (in) Satisfação com a Imagem Corporal, Estado Nutricional e Nível de Coordenação Motora em Crianças e Adolescentes de Projetos Esportivos

Por: Bruna Janaina Estevão, Marcos Roberto Brasil, Schelyne Ribas da Silva, Thais Renata da Silva, Vinícius Machado de Oliveira e Zacarias Chumlhak.

Cinergis - v.16 - n.2 - 2015

Send to Kindle


Resumo


Objetivo: identificar o nível de (in) satisfação corporal, estado nutricional e coordenação motora de crianças e adolescentes participantes de projetos esportivos e suas possíveis associações. Método: a amostra foi composta por 84 participantes de projetos esportivos com faixa etária entre nove a 16 anos, de ambos os sexos. A coordenação motora foi avaliada pelo teste KTK (Körperkoordinationstest Für Kinder), o estado nutricional através do índice de massa corporal (IMC) e a imagem corporal pelas silhuetas. Para a análise estatística, foram utilizados média e desvio padrão, teste T, frequência absoluta e relativa e o teste qui-quadrado. Resultados: identificou-se que 21,4% apresentam sobrepeso; na classificação do desempenho da coordenação motora, 27,4% apresentam perturbações na coordenação e 13,1% insuficiência na coordenação; já em relação à imagem corporal, 63,1% apresentam insatisfação com sua silhueta. Considerações finais: a coordenação motora não esteve associada com o IMC; por outro lado, a insatisfação corporal apresentou relação com o estado nutricional, sendo que os escolares apresentam uma imagem corporal distorcida, uma vez que a maior parte daqueles que apresentam excesso de peso estão insatisfeitos com seu corpo pela magreza.
 

Endereço: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/5603

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.