Associação Entre o Functional Movement Screen e Aptidão Física em Escolares

Por: Eraldo dos Santos Pinheiro, Gabriel Gustavo Bergmann, Gustavo Dias Ferreira, Juliana Alves dos Santos e Natanael Muana Cardoso Noronha.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.26 - n.4 - 2018

Send to Kindle


Resumo

É evidente que o comportamento sedentário esta relacionado com a ocorrência de diversas doenças e aumento do risco de morte. Especificamente na população jovem, estudos mostram que os níveis de atividade física e a aptidão física de crianças e adolescentes são cada vez menores. Informações sobre o desempenho e a qualidade de ações motoras de crianças e adolescentes são necessárias para a elaboração de programas de educação física, de esporte e de atividades físicas em geral. Para tanto, existem diferentes ferramentas de avaliação que visam observar as características do comportamento motor, entre elas o Functional Movement Screen e a bateria de testes do Projeto Esporte Brasil. Este estudo buscou verificar a associação entre o escore do Functional Movement Screen e as variáveis de aptidão física da bateria de testes do Projeto Esporte Brasil em escolares. Participaram do estudo 24 escolares (15 meninos) de 12 anos de idade. Os dados foram descritos utilizando-se média, desvio padrão (variáveis com distribuição normal), mediana e diferença interquartis (variáveis sem distribuição normal). Para a associação entre o escore do Functional Movement Screen e as variáveis de aptidão física foram utilizados os coeficientes de correlação de Pearson (variáveis com distribuição normal) e Spearman (variáveis sem distribuição normal). Foram encontradas associações moderadas e significativas entre o Functional Movement Screen e o teste de flexibilidade (r= 0,69 p=0,004), força explosiva de membros superiores (r=0,679 p=0,005) e teste de velocidade de 20 metros (r= -0,57 p=0,025) apenas entre os meninos. Evidencia-se com estes dados uma capacidade limitada do Functional Movement Screen estar relacionado com a aptidão física de escolares.

Endereço: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/7691

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.