Associação Entre o Perfil de Ambiente e Condições de Trabalho com a Percepção de Saúde e Qualidade de Vida em Professores de Educação Básica

Por: Adair da Silva Lopes, Clarissa Stefani Teixeira, Érico Felden Pereira, Fernanda Tolentino de Souza Bleyer e Rubian Diego Andrade.

Cadernos de Saúde Coletiva - v.22 - n.2 - 2014

Send to Kindle


Resumo

Objetivo:

Analisar as associações entre perfil de ambiente e condições de trabalho com a qualidade de vida de professores.

Métodos:

Estudo descritivo-transversal com 349 professores de Educação Básica de Florianópolis das redes estadual e municipal de ensino. Os professores responderam ao "Perfil de Ambiente e Condições de Trabalho" e questões de saúde. As variáveis foram associadas por meio de regressão linear, considerando-se como variável dependente a qualidade de vida e como variáveis explicativas a percepção das condições de trabalho.

Resultados:

As dimensões remuneração e benefícios e ambiente físico foram as que apresentaram maior insatisfação. Mais da metade dos professores estavam insatisfeitos com questões ergonômicas do mobiliário e equipamentos e com as condições de ruído e temperatura; 52,8% apresentavam esgotamento mental sempre/frequentemente e 50,1% afirmaram ter dificuldades com alunos agressivos. O perfil de ambiente e das condições de trabalho explicou 24,6% da avaliação do domínio meio ambiente de qualidade de vida.

Conclusão:

Os professores percebem que os benefícios da carreira estão aquém da relevância e das demandas da profissão. A insatisfação com as condições de trabalho se materializa pela diminuição da saúde desses profissionais. Além disso, o apoio social no ambiente escolar parece tornar as condições de ambiente mais favorável ao trabalho.

Palavras-chave : saúde escolar; saúde do trabalhador; desenvolvimento humano.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-462X2014000200113&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.