Associação Entre o Valgismo Dinâmico da Articulação do Joelho e a Altura do Salto Vertical em Atletas Jovens de Basquete

Por: , B. A. J. Murta, Luciana de Michelis Mendonça, M. N. F. Leite, Natália Franco Netto Bittencourt e S. T. Fonseca.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivos:
Verificar a associação do valgismo dinâmico de joelhos na impulsão com a altura do salto vertical em atletas jovens de basquete.

Métodos e Resultados:
Foram avaliados 40 atletas de basquete do sexo masculino durante a avaliação prétemporada do Minas Tenis Clube. O valgismo dinâmico do joelho foi operacionalizado como ângulo de projeção frontal do joelho (APFJ) no momento da impulsão do salto. A avaliação da altura do salto foi realizada com o tapete de contato Jump Test. A associação entre as duas variáveis foi analisada com a aplicação do método de regressão linear. Não foi observada associação entre a altura do salto e o valgismo de joelhos (R= 0,178).

Conclusão:
Não foi verificada associação entre o valgismo dinâmico de joelhos e a altura do salto vertical. O valgismo de dinâmico de joelhos predispõe à lesões por overuse dessa articulação e sua ocorrência durante a impulsão deve ser evitada. O treino da técnica do salto permite que o atleta melhore seu desempenho no gesto. É necessário que mais estudos sejam realizados com o objetivo de verificar a influência do valgismo de joelhos na altura do salto.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.