Associação Entre Prática de Atividade Física e Indicadores de Comportamento Sexual de Risco em Adolescentes

Por: Anisio Luiz Silva Brito, Carla Menêses Hardman, Josias da Costa Pimentel, , Rildo de Souza Wanderley Júnior, Rodrigo Antunes Lima e Simone José dos Santos.

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - v.18 - n.4 - 2013

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a associação entre prática de atividades físicas no lazer (PAFL) e participação nas aulas de Educação Física (PAEF) com indicadores de comportamen- to sexual de risco (CSR) em estudantes adolescentes. Realizou-se um estudo transversal baseado na análise secundária de dados de uma amostra representativa de estudantes do ensino médio da rede pública estadual de Pernambuco. Dados de 4.207 estudantes (14-19 anos) foram coletados mediante aplicação de um questionário previamente validado (GSHS-WHO). Os adolescentes que relataram não ter usado preservativo na última relação sexual ou ter três ou mais parceiros ao longo da vida foram considerados expostos aos CSR. Nas análises de regressão logística os indicadores de CSR foram definidos como desfechos enquanto a PAFL e PAEF foram conside- radas variáveis independentes. Sexo, faixa etária, afiliação religiosa, morar com os pais, consumo de álcool e tabagismo foram fatores incluídos nas análises como covariáveis. Observou-se que os adolescentes que relataram participar de pelo menos uma aula de Educação Física tinham chance 25% inferior de intercurso sexual sem uso de preservativo quando comparados àqueles que não participavam das aulas. Aqueles que referiram praticar AFL tinham chance 67% supe- rior de relatarem experiência de intercurso sexual com três ou mais parceiros. A PAEF e a PAFL foram identificados como fatores associados a indicadores de CSR, mas o inesperado sentido da ligação entre PAFL e números de parceiros na vida exige aprofundamento da investigação nesta área.

Endereço: http://www.sbafs.org.br/revista/artigos.php?id_revista=74

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.