Associação Entre Sonolência Diurna Excessiva e o Nível de Atividade Física em Universitários Recém Ingressos: Um Estudo de Acompanhamento

Por: , Ellen Galvão Pereira e Teresa Maria Bianchini de Quadros.

Arquivos de Ciências da Saúde da Unipar - v.17 - n.1 - 2013

Send to Kindle


Resumo

Universitários parecem ter uma maior propensão para um estilo de vida inadequado, podendo acarretar em problemas relacionados ao padrão do sono e a inatividade física. Contudo, estudos de acompanhamento sobre a sonolência diurna excessiva (SDE), o nível de atividade física (NAF) e a associação entre estas variáveis em universitários brasileiros são escassos. Neste sentido, o presente estudo objetivou analisar o padrão do sono, o nível de atividade física e a sua relação em estudantes de uma Universidade Pública Federal do Recôncavo da Bahia durante o primeiro ano do curso de graduação. Foram avaliados 127 universitários, de ambos os sexos, no início e final do primeiro ano do curso de graduação. A SDE foi avaliada utilizando a Escala de Sonolência de Epworth e o NAF foi mensurado mediante do IPAQ. Para análise dos dados utilizou-se o teste qui-quadrado (p<0,05). A prevalência de universitários insuficientemente ativos no baseline e na segunda avaliação foi de 7,1% e 15,7%, respectivamente. A prevalência de estudantes com presença de SDE no baseline e na segunda avaliação foi de 56,3% e 56,7%, respectivamente. Não se observou relação entre a SDE e o NAF dos estudantes ao final do primeiro ano, mesmo após controle pelo NAF no baseline (insuficientemente ativo no baseline; X²=0,032; p=0,722 e ativo no baseline; X² =1,994; p=0,128). Recomenda-se que a Universidade investigada promova ações que visem melhorar a qualidade de vida dos estudantes, como o desenvolvimento de programas preventivos que orientem a importância da regularidade e das medidas de higienização do sono e ações que fomentem a prática de atividades físicas, visando à manutenção/aumento do NAF durante o ensino superior.

Endereço: http://revistas.unipar.br/saude/article/view/4976

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.