Associação do Estado Nutricional com as Condições de Saúde e Estilo de Vida de Idosos Longevos do Município de Antônio Carlos - SC

Por: Elaine Caroline Boscatto.

2011 28/02/2011

Send to Kindle


Resumo

Objetivo: Analisar o estado nutricional e a associação do baixo peso com fatores sociodemográficos, condições de saúde e estilo de vida em idosos longevos do município de Antônio Carlos – SC. Métodos: Estudo transversal, populacional, de base domiciliar. O questionário utilizado foi baseado na pesquisa "SABE - Saúde Bem Estar e Envelhecimento na América Latina e Caribe". Foram coletadas informações sobre estado nutricional, fatores sociodemográficos, estado cognitivo, morbidades, uso de medicamentos, padrão alimentar, nível de atividade física, tempo sentado, consumo de álcool e tabagismo em 134 indivíduos de ambos os sexos com idades entre 80 e 100 anos (84,7 ± 4,61 anos). Para análise e apresentação dos dados utilizou-se estatística descritiva e a regressão de Poisson como medida de associação, com nível de significância de 5%. Resultados: A média geral do Índice de Massa Corporal (IMC) foi de 25,96 ± 4,55 kg/m2. A maioria dos idosos longevos apresentou condição de sobrepeso (42,1%). A prevalência de baixo peso foi de 18,8%, sendo maior nos homens (27,3%) do que nas mulheres (12,8%). Quando o estado nutricional foi analisado por sexo, a maior parte dos homens apresentou peso adequado (47,3%), enquanto a maior parte das mulheres apresentou sobrepeso (53,8%). Foram encontradas associações significativas e independentes entre baixo peso com sexo masculino (p = 0,04), déficit cognitivo e uso de até dois medicamentos (p < 0,01). Conclusão: A maioria dos idosos longevos de AC apresentou inadequação nutricional, com maior prevalência de sobrepeso do que baixo peso. No entanto, por ser condição de maior risco em idosos longevos, deve se dar importante atenção ao baixo peso e aos grupos que apresentam maior prevalência. O sexo, estado cognitivo e medicamentos mostraram-se fortemente associados ao baixo peso.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.