Associação do Excesso de Peso com Variáveis Demográficas e Atividade Física no Lazer em Universitários

Por: , Hector Luiz Rodrigues Munaro, Mateus Carmo Santos e Vitor Giatte Angarten.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.22 - n.3 - 2014

Send to Kindle


Resumo

Este estudo objetivou verificar a prevalência e a associação do excesso de peso com variáveis demográficas e nível de atividade física em estudantes de Educação Física de
uma instituição pública do estado da Bahia. Trata-se de estudo transversal conduzido com a população de universitários regularmente matriculados no curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), durante o segundo semestre de 2010. Foram coletadas informações demográficas (sexo, idade e estado civil), antropométricas (autorrelato) e nível de atividade física no lazer. Foram feitas comparações entre os sexos por meio do teste “t” independente (dados com distribuição normal) e U de Mannn-Whitney (dados com distribuição não normal). As associações entre o desfecho e demais variáveis foram verificadas pela regressão de Poisson. O nível de significância estabelecido em todas as análises foi p<0,05. Participaram do estudo 125 estudantes, sendo 76 (60,8%) estudantes do sexo masculino. A prevalência de excesso de peso foi de 22,8%. As variáveis associadas ao excesso de peso foram idade e o sexo, revelando que os universitários com idade igual ou superior a 21 anos e do sexo masculino apresentam 2,28 (IC95%: 1,03-5,05) e 4,16 (IC95%: 1,07-16,19), respectivamente, maior probabilidade de apresentar o desfecho em relação aos seus pares. Pode-se concluir que a prevalência de excesso de peso na amostra estudada foi elevada, e estudantes do sexo masculino e com idade superior a 20 anos têm maior probabilidade de terem excesso de peso. Há necessidade de programas de prevenção e intervenção ao excesso de peso para estudantes universitários.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/4915/3363

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.