Associação Longitudinal do Rendimento na Corrida da Milha com Parâmetros Antropométricas, Fisiológicos e do Treino – Estudo de Caso

Por: J. A. Bragada e N. C. Gomes.

Motricidade - v.8 - n.52 - 2012

Send to Kindle


Resumo

A finalidade deste estudo foi a de analisar a modificação do rendimento na corrida da milha, a par de alterações no consumo máximo de oxigénio (VO2max), velocidade a que ocorre o VO2max (VelVo2max), velocidade a que ocorre uma concentração de lactato sanguíneo de 4 mmol/L (V4), índice de massa corporal (IMC), volume semanal e intensidade no treino intervalado, ao longo de uma época desportiva num corredor de meio fundo. O corredor foi sujeito a 3 períodos de avaliações: Outubro, Fevereiro e Junho. Em cada momento foram realizados testes para determinação daquelas variáveis. Os principais resultados foram: diminuição da Massa Corporal (- 4,7%) e Índice de Massa Corporal; o valor médio da percentagem da FCMax à qual ocorreu a V4 situou-se nos 91,6%; a V4 melhorou 0,48 km/h do primeiro momento para o segundo, e uma diminuição de 0,45 km/h do segundo para o terceiro. A V4 situou-se, em média, a 82,6% da VelVO2max;; O VO2max aumentou do segundo para o terceiro momento (69,5 ml/kg/min para 75,29 ml/kg/min); A PSE para o mesmo tipo de treino decresceu ligeiramente ao longo da época; A VelVo2max também aumentou neste período, passando de 21 para 22km/h. O volume de treino diminuiu do 2º para o 3º momento de avaliação, ao invés da intensidade (mais treino intervalado). Verificou-se uma melhoria do rendimento na corrida da milha ao longo dos 3 períodos ( 4min 42seg, 4min 36seg e 4min 26seg, respectivamente. Em conclusão podemos referir que as modificações ocorridas no processo de treino ao longo da época provocaram melhorias acentuadas no rendimento. A velVO2max foi a variável fisiológica que mais estreitamente acompanhou a modificação do rendimento. Uma estimativa da V4 pode ser realizada determinando a velocidade estabilizada a 90% da FCMax.

Endereço: http://revistas.rcaap.pt/motricidade/issue/view/66/showToc

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.