Resumo

Este estudo teve a finalidade de verificar a atitude dos alunos da Universidade Estadual de Maringá em relação à disciplina Prática Desportiva e sua opinião sobre os componentes do plano curricular desta disciplina. Participaram do estudo 160 sujeitos, sendo 79 do sexo masculino e 81 do sexo feminino, que freqüentavam a disciplina durante o segundo semestre de 1983 e que haviam ingressado na Universidade, pelo menos no semestre anterior. Os dados da atitude dos alunos foram constituídos pela soma dos pontos obtidos nas respostas dadas ao "TAPRADES" Teste de atitude dos alunos da Prática Desportiva. Este instrumento de medida constou de uma escala tipo Likert, composta de vinte e quatro itens, elaborados a partir das dimensões Cognitivo, Afetivo-Emocional, Social e Aptidão Física e Saúde, cujo conteúdo das proposições foi relacionado com os possíveis benefícios que a disciplina poderia proporcionar ao aluno. Os dados que constituíram a "Opinião dos alunos em relação ao plano curricular" foram coletados em um questionário dividido em duas partes: a primeira refere-se aos Dados Gerais e constou de 14 questões; a segunda parte foi composta de 29 questões baseadas nos indicadores que caracterizavam os aspectos "Objetivos, Conteúdos, Procedimentos de Ensino, Recursos e Avaliação". Foram determinadas a validade e a confiabilidade dos instrumentos e os resultados obtidos permitiram utilizá-los com segurança. O resultado total do "TAPRADES" foi avaliado em uma escala que oscilou de 24 a 120 pontos, abrangendo as classificações dentro dos extremos "Atitude Totalmente Negativa e Atitude Totalmente Positiva". Verificou-se que os alunos de ambos os sexos situaram-se na classe de "Atitude Positiva" em relação à disciplina Prática Desportiva. Os resultados obtidos foram tratados estatisticamente através do teste t. Os resultados indicaram que houve diferença na atitude dos alunos entre os sexos masculino e feminino em nível de significância de 0,05. Por centro, os alunos dos sexos masculino e feminino foram classificados como tendo "Atitude Positiva", com exceção dos alunos do sexo feminino do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes que foram classificados como tendo "Atitudes de Indiferença" em relação à disciplina. Foram ainda comparadas as respostas dos alunos nas quatro dimensões e os resultados indicaram que houve diferença entre todas, embora entre as dimensões Afetivo-Emocional e a Social essa diferença possa ser considerada irrelevante. Na comparação da atitude por sexos, não houve diferença na atitude dos alunos nas dimensões Cognitivo e Aptidão Física e Saúde, porém houve diferença nas dimensões Afetivo-Emocional e na Social. Observou-se que a dimensão Cognitivo foi a que apresentou o grau de atitude mais baixo em ambos os sexos, enquanto que a dimensão Aptidão Física e Saúde apresentou o grau de atitude mais alto. Tratadas estatisticamente através do Qui-Quadrado, algumas características foram relacionadas à atitude. Concluiu-se que: O "Centro" a que pertenciam os alunos não estava associado à atitude em relação à Prática Desportiva. O "gosto pela Educação Física nas escolas de 1º e 2º graus", a "Opinião sobre a obrigatoriedade da disciplina na Universidade" e o "Número de semestres de duração da Prática Desportiva na Universidade" estavam associados à atitude demonstrada pelos alunos em relação à Prática Desportiva. A opinião dos alunos sobre os componentes do plano curricular da disciplina Prática Desportiva foi verificada pelas freqüências absoluta e percentual. Em relação aos OBJETIVOS, constatou-se a necessidade de reformulação no sentido de apontar a sua importância e utilidade, bem como levar os alunos a uma maior compreensão sobre eles e, conseqüentemente, sobre os conteúdos a serem desenvolvidos. Em relação aos CONTEÚDOS, a opinião dos alunos mostrou que devem ser tomadas medidas no sentido de que haja maior preocupação por parte dos docentes ao selecioná-los, pois os mesmos são de grande importância para se alcançar os objetivos propostos. Devem preocupar-se em questionar os interesses e necessidades dos alunos no que se refere aos conteúdos para que esses possam ser utilizados dentro e fora do período escolar. Em relação aos PROCEDIMENTOS DE ENSINO, houve mais pontos positivos do que negativos, porém há a necessidade de uma maior preocupação por parte dos professores para alguns pontos. O professor deve apontar os aspectos importantes da disciplina, para planejar suas aulas e variá-las o quanto possível, procurando ser o mais flexível em suas ações educativas para uma maior participação dos alunos nas decisões. Em relação aos RECURSOS, os alunos não estão satisfeitos com as instalações desportivas e recreativas da Universidade e, em relação à AVALIAÇÃO, evidenciou-se alguns pontos positivos, porém os negativos os superaram. A importância deste estudo foi a de proporcionar conhecimento da realidade existente na área de Educação Física na UEM, contribuindo para a melhoria dos vários aspectos aqui enfocados, em relação à disciplina Prática Desportiva.

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