Atitude do Professor de Educação Física Face à Sua Profissão

Por: Graciela Ana Heugas de Granato.

127 páginas. 1991 14/10/1991

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar a atitude do professor de Educação Física face à sua profissão. Na presente investigação considerou-se que a atitude envolve um estado de satisfação ou insatisfação em relação aos seguintes objetos atitudinais considerados como pertinentes à profissão do professor de Educação Física: formação recebida na graduação, desempenho no trabalho, apoio à profissão, status sócio-econômico. Pretendeu-se determinar, nessa atitude, sua relação com os fatores tempo de atuação no magistério, sexo, rede de ensino (municipal, estadual e particular). A pesquisa foi realizada abrangendo todos os professores da área que trabalhavam em Juiz de Fora, Minas Gerais, na rede de ensino oficial ou particular em 1990. Os dados coletados foram obtidos através da aplicação de um instrumento que numa parte, abrangia dados pessoais e profissionais e noutra constituía uma escala de atitude composta de 50 itens. As conclusões foram: (a) há uma conscientização, entre os profissionais, de que a qualidade de ensino dos cursos de graduação que realizaram é questionável; (b) existe uma diferença significativa de atitude quanto ao apoio dado à profissão nas escolas oficiais e particulares, isto é, há maior apoio nas municipais e em menor grau nas escolas particulares e estaduais; (c) existe uma atitude positiva em relação ao status sócio-econômico; e (d) há, também, uma atitude de satisfação em relação ao desempenho profissional. A principal recomendação foi que o profissional de Educação Física tome consciência de seu papel na sociedade como formador de cidadãos críticos, livres e responsáveis. É preciso que ele então tenha uma atitude de profissional, de educador, a fim de que o seu espaço na instituição educacional seja conquistado para assegurar a credibilidade de sua ação pedagógica. Isto é, é necessário que ele seja um profissional que contribua para o desenvolvimento integral do ser humano.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1173&listaDetalhes%5B%5D=1173&processar=Processar

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.