Atitudes Cooperativas de Docentes em Aulas de Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Por: Inácio Inácio Brandl Neto e Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva.Resumo
Tendências atuais em Educação vêm, cada vez mais, destacando os valores integrativos. Dentre eles, a atitude cooperativa é tida como essencial, principalmente por contribuir para a aprendizagem e para a convivência pacífica entre as pessoas. Com o objetivo de identificar os meios didáticos utilizados por docentes de Educação Física que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental para o ensino e aprendizagem da cooperação como uma atitude permanente, foram observadas 54 aulas e descritas as atuações de três regentes de uma escola da cidade de Marechal Cândido Rondon - PR. Os resultados dessa pesquisa qualitativa e descritiva foram: 12 tipos de situações/atitudes cooperativas são utilizadas pelos professores, e as médias de ocorrências variaram entre 0,01 a 0,36.
Endereço: http://revistas.ufg.emnuvens.com.br/fef/article/view/31659
Tags: Cooperação, Educação Física, Ensino