Resumo

O Departamento é a menor unidade administrativa da Universidade e as funções administrativas de sua Chefia tem significativa importância na realização dos objetivos de ensino, pesquisa e extensão da Universidade.A literatura suporta a afirmação de que a atitude é um fator de influência na ação e no comportamento do indivíduo.Os objetivos deste estudo foram os de identificar as atitudes dos docentes da UFU em relação às funções administrativas do cargo de chefe de Departamento e as opiniões dos docentes sobre aspectos relacionados à estrutura administrativa da UFU e ao processo de escolha da Chefia. Em relação à atitude procurou-se, mais especificamente, conhecer se existe diferença nas mesmas em função da idade, sexo, tempo de docência e interesse em exercer o Cargo de Chefia.Foi desenvolvido um instrumento para medir a atitude dos docentes em relação às funções administrativas da Chefia do Departamento. Este instrumento, composto de 20 afirmações que incluem aspectos considerados relevantes sobre administração, utilizou uma escala tipo Likert indo do concordo fortemente até o discordo fortemente. Também foi utilizado um questionário para obter informações pessoais dos docentes e suas opiniões sobre aspectos relacionados à estrutura da UFU e administração departamental.A população estudada é formada por 831 docentes em atividades na UFU.Os questionários foram enviados a todos os docentes através das secretarias dos Departamentos. Retornaram 52,2% totalizando 434 docentes.Os dados coletados e analisados permitiram as seguintes conclusões:a) a atitude dos docentes é significativamente favorável à função administrativa da Chefia do Departamento;b) a hipótese nula formulada de não haver diferença significativa da atitude em função da idade, sexo, tempo de docência e interesse em exercer o cargo de Chefia, em nível de p < 0,05, foi aceita, sendo constatado que não existem diferenças significativas na atitude em função destas variáveis.Outros dados coletados e analisados permitem as afirmações:a) os docentes valorizam a função de Chefia do Departamento;b) a maioria dos docentes, 51,7%, são favoráveis a que os três segmentos - alunos, professores e funcionários, participem do processo de escolha da Chefia, desde que, com pesos diferenciados;c) os docentes em sua maioria, 67% , são de opinião que menos de 40% dos que já exerceram ou estão exercendo o cargo de Chefia de Departamento estão preparados para o cargo, e que a UFU deve proporcionar ampla preparação àqueles docentes interessados em exercer o cargo;d) apenas 22% dos docentes da UFU estão interessados em exercer a função de Chefe de Departamento.

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