Resumo

Objetivos:
O presente estudo tem como objetivo averiguar quais as variáveis (qualidade da experiência, competência percebida, formação especializada), que predizem as atitudes dos professores de educação física, face à inclusão de alunos com deficiência nas suas aulas.

Métodos e resultados:
A amostra foi constituída por 159 professores de educação física, que desempenham funções nas Atividades de Enriquecimento Curricular de Expressão Físico Motora, no 1º ciclo do ensino básico (n=89 do género masculino e n=70 do género feminino), com idades compreendidas entre os 22 e os 46 anos (M=25,70; DP=3,11). Foi aplicado o PEATID III – Physical Educators’ Attitude Toward Teaching Individuals With Disabilities III (Rizzo, 1993), traduzido e adaptado para a realidade portuguesa por Campos, Ferreira e Gaspar (2007). Apuramos a existência de diferenças estatisticamente significativas, em função da formação em ensino especial, da perceção da qualidade e competência relativamente às atitudes dos professores de educação física face à inclusão de alunos com deficiência nas suas aulas.

Conclusões:
Podemos afirmar que a formação em educação especial e a experiência com jovens com deficiência são vetores tidos pelos docentes como fundamentais na evolução da sua competência, promovendo um ensino inclusivo de sucesso, nas aulas de Educação Física, parecendo manifestarem-se como fatores importantes na formação e desenvolvimento das atitudes dos docentes. É também evidente que quanto maior é o seu sentido de competência, mais à vontade estes se encontram para lidar com os alunos com deficiência, beneficiando todos os intervenientes do processo ensino-aprendizagem e elevando as atitudes a um patamar mais favorável à inclusão.