Atitudes de Graduandos em Educação Física do Cefid em Face da Inclusão de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais

Por: Thaís Silva Beltrame.

Revista da Educação Física - UEM - v.15 - n.2 - 2004

Send to Kindle


Resumo

O estudo teve como objetivo verificar atitudes de graduandos em Educação Física do Centro de Educação Física, Fisioterapia e Desportos (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina em face da inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais no ensino regular. Trata-se de um estudo do tipo descritivo-exploratório, tendo como participantes 125 alunos matriculados na quinta e na oitava fases da Licenciatura e do Bacharelado do curso de Educação Física do CEFID no ano de 2004. Como instrumento de coleta foi utilizado o Questionário de Atitudes de Sánchez e Alonso (1985), composto de 30 itens, cada um dos quais com 5 alternativas, tipo "Likert", variando desde "desacordo total" até "acordo total". Os participantes apresentaram uma atitude positiva frente à inclusão, representada por 86,4% dos acadêmicos; no entanto, concluí-se que há necessidade de proporcionar experiência e conhecimento das deficiências a estes acadêmicos para que possam atuar de forma inclusiva.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3417/2441

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.