Ativação e Co-contração dos Músculos Gastrocnêmio e Tibial Anterior na Marcha de Mulheres Utilizando Diferentes Alturas de Saltos

Por: Cláudia Tarragô Candotti, Kátya Vieira de Carvalho, Marcelo La Torre, Marcelo Varela e Matias Noll.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.34 - n.1 - 2012

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar a ativação e a co-contração muscular dos músculos tibial anterior (TA) e gastrocnêmio lateral (GL) durante a marcha, utilizando diferentes calçados. Nove mulheres caminharam sobre uma esteira elétrica com velocidade de 3,5 Km/h em três situações: sem calçado, com salto baixo (6 cm) e com salto alto (9 cm), sendo simultaneamente registrados sinais eletromiográficos do TA e GL. Os principais resultados encontrados no presente estudo demonstraram que: (1) independente da altura do salto houve maior ativação do GL (p<0,05), em comparação com o TA; (2) o músculo GL apresentou maior ativação (p<0,05) com o calçado de salto alto, em comparação a situação com os pés descalços; e (3) quanto maior a altura do salto, maiores percentuais de co-contração muscular foram encontrados (p<0,05).

Endereço: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/918

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.