Resumo

No âmbito da aventura, diversas formas de apropriação dos significados vêm permeando as diferentes possibilidades de olhar e entender este fenômeno pós-moderno. Assim questionamos: Como os acadêmicos do curso de educação física – UVV entendem a atividade de aventura? O objetivo deste trabalho é identificar o significado do termo atividade de aventura dos graduandos do curso educação física – UVV. O mesmo foi desenvolvido a partir de um questionário simplificado entregue aos acadêmicos dos diversos períodos do curso já citados. As atividades de aventura vêm se estruturando cada vez mais, seja no âmbito do lazer, do turismo ou mesmo da educação. O numero de adeptos dessas atividades crescem significativamente e já é possível perceber não somente nas revistas especializadas da área, mas frequentemente nas mídias populares; além de cursos, palestras e congressos afins no espaço acadêmico e técnico. No curso de educação física, esporte e lazer os alunos dos períodos iniciais mostraram que entendem o termo de atividade de aventura como um conjunto de exercícios ou atividades esportivas com alto grau de exigência física associados com o espaço natural. Quanto aos alunos dos períodos intermediários, esses mostraram que entendem o termo atividade de aventura como uma possibilidade do sujeito vivenciar a relação homem-natureza, seja como uma atividade de lazer, esportiva ou mesmo de turismo. E os alunos dos períodos finais mostraram que entendem o termo de atividade de aventura como um momento de lazer quando o sujeito procura se distrair de forma mais radical. Observando os três modelos de entendimentos sobre atividade de aventura, identificamos o seguinte: os períodos iniciais entendem atividade de aventura de acordo com o senso-comum; os períodos intermediários com a influência das disciplinas de lazer entendem atividade de aventura num olhar mais acadêmico, mesmo que limitado ainda; e, os períodos finais entendem o termo atividade de aventura como momento de lazer. Consideramos a necessidade de um aprofundamento maior nos estudos para verificar como os alunos dos períodos finais se apropriam desses conteúdos; inclusive os egressos.

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