Atividade Física, Aptidão e Sobrepeso em Crianças e Adolescentes: o Estudo de Crescimento da Madeira

Por: Élvio Rúbio Quintal Gouveia.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.21 - n.2 - 2007

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Resumo

O objetivo deste estudo consistiu em comparar os níveis e atividade física e aptidão de crianças e adolescentes com sobrepeso e normoponderais. A amostra nvolveu 507 sujeitos que participaram no ‘Estudo de Crescimento da Madeira’, um estudo ongitudinal misto com cinco coortes seguidas em intervalos anuais, ao longo de três anos. Um total de 505 elementos, 761 meninos e 744 meninas, dos sete aos 18 anos, foi utilizado numa análise transversal os dados. As características somáticas incluem a estatura e o peso corporal. A atividade física foi stimada via questionário e entrevista. A aptidão física foi avaliada com a bateria de testes Eurofit. O ndice de massa corporal foi usado como indicador de sobrepeso. A amostra foi dividida em duas categorias: com sobrepeso (incluindo as crianças e adolescentes com sobrepeso e obesas) e normoponderal (o resto da mostra), usando-se os pontos de corte propostos por COLE et al. (2000). As diferenças de médias ntre as categorias de sobrepeso e normoponderal foram testadas com o t-teste para medidas independentes. atividade física, como índice desportivo e índice dos tempos livres, não estava associada com o statuto de sobrepeso das crianças e adolescentes. A prática desportiva foi mais elevada nos meninos ormoponderais. Os meninos e meninas normoponderais obtiveram melhores resultados no quilíbrio flamingo, no salto em comprimento sem corrida preparatória, nos "sit ups", no tempo de uspensão com os braços fletidos, no "shuttle run" e na corrida/andar de 12 minutos. As meninas com sobrepeso oram mais fortes (dinamometria manual) do que as meninas normoponderais. Uma fraca associação foi emonstrada para a atividade física, contudo, para a aptidão física uma associação inversa foi bservada com o sobrepeso.

Endereço: http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/rbefe/v21n2/v21n2a2.pdf

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