Atividade Física e Comportamentos Sedentários em Estudantes do Ensino Superior na Região Metropolitana de Buenos Aires (argentina)

Por: Claudio Santamaría, Fernando Alberto Laíño, Martín Gustavo Farinola e Nelio Eduardo Bazán.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.20 - n.3 - 2012

Send to Kindle


Resumo

Os comportamentos de saúde dos estudantes universitários são de particular interesse não só para o bem-estar dos próprios alunos, mas também porque uma vez graduados poderia atuar como modelos em seus ambientes profissionais e pessoais. Na Argentina, o registro é escassa e dispersa. Os objetivos deste estudo são analisar os níveis de atividade física e comportamentos sedentários em estudantes universitários da nossa região, e também ver se existem diferenças entre estudantes de carreiras relacionadas à atividade física e estudantes de outras carreiras. Nós examinamos o nível de atividade física e comportamentos sedentários em uma amostra de estudantes universitários de ambos os sexos de 17 a 35 anos na Região Metropolitana de Buenos Aires (n=2131) através de um questionário validado internacionalmente chamado Global Physical Activity Questionnaire. Alunos de cursos de graduação relacionados com a actividade física tiveram um nível significativamente mais elevado de atividade e comportamentos sedentários significativamente mais baixos do que os estudantes de outros cursos de graduação. 19% dos homens e 30% das alunas de outros cursos de graduação tiveram um baixo nível de atividade física, considerados insuficientes para promover a saúde. Em ambos os grupos de homens alunos eram mais ativos que as mulheres, não houve diferenças significativas entre os sexos em comportamentos sedentários. O subgrupo de mulheres estudantes em cursos de graduação não relacionados à atividade física foi o único que tinha o perfil menos favorável da actividade física e comportamentos sedentários.

O domínio dos transportes surgiu como o terreno mais fértil para o desenvolvimento de estratégias de intervenção em atividade física e comportamento sedentário nesta população.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/3173

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.