Atividade Física de Mulheres no Climatério: Comparação Entre Auto-relato e Pedômetro

Por: Ana Paula Lodi, Guilherme Gustavo Dorigo, Isabela Albuquerque Severo de Miranda, Karen Oppermann, Laiza Beck Hahn, Luana Pedroso Palludo, Poli Mara Spritzer, Rafaela Lazzari Pietroski e Verônica Colpani.

Revista de Saúde Pública - v.48 - n.2 - 2014

Send to Kindle


Resumo

Comparar dois métodos de avaliação de atividade física entre mulheres na pré, transição e pós-menopausa.Estudo transversal aninhado à coorte de mulheres na pré, peri e pós-menopausa em uma cidade do sul do Brasil. As participantes responderam a um questionário com dados sociodemográficos e clínicos. A atividade física foi avaliada utilizando-se o Questionário Internacional de Atividade Física – versão curta e a contagem do número de passos com o uso de pedômetro. As participantes foram classificadas em estratos de atividade física de acordo com o instrumento utilizado. Para análise estatística foram realizados os testes de correlação de Spearman, índice de Kappa, coeficiente de concordância e análise das medidas contínuas de Bland-Altman.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0034-89102014000200258&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.