Atividade Física no Deslocamento à Escola e no Tempo Livre em Crianças e Adolescentes da Cidade de João Pessoa, Pb, Brasil

Por: , e .

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.15 - n.3 - 2007

Send to Kindle


Resumo

Este estudo objetivou descrever e associar a forma de deslocamento até a escola e a atividade mais praticada no tempo livre pelos escolares. Participaram do estudo 1570 escolares (808 do sexo masculino e 762 do feminino) de 7 a 12 anos de idade da cidade de João Pessoa, PB. Os estudantes responderam a três questões subjetivas referentes ao meio de deslocamento à escola e o tempo despendido, e a atividade mais praticada no tempo livre. Aplicou-se o teste de proporção, qui-quadrado e regressão de Poisson. Dentre os escolares, 70% seguiam a pé/ bicicleta à escola e mais de 50% realizavam atividades sedentárias no tempo livre. A chance de usar transporte passivo (automotores) foi 60% maior nos escolares que moravam a mais de 20 minutos da escola quando comparados aos que residiam a menos de 10 minutos, e onze vezes maior nos estudantes de escolas privadas em relação aos de escolas públicas. Não houve associação entre as atividades realizadas no tempo livre e o tipo de deslocamento. Conclui-se que quase um terço dos escolares se deslocavam passivamente à escola e mais da metade realizavam atividades sedentárias no tempo livre. Sugere-se mudanças de comportamento a partir da criação de estratégias conjuntas entre as secretarias de esporte, saúde, educação e transporte.
 

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/761/764

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.