Atividade Física em Diferentes Domínios e Sua Relação com a Escolaridade em Adultos do Distrito de Ermelino Matarazzo, Zona Leste de São Paulo, Sp

Por: Evelyn Fabiana Costa.

Revista Brasileira Atividade Física & Saúde - v.15 - n.3 - 2010

Send to Kindle


Resumo

Foi realizado estudo transversal de base populacional em ma amostra de 890 adultos com 18 anos ou mais, moradores do distrito de Ermelino atarazzo, Zona Leste de São Paulo. O objetivo foi verifi car a associação da prática de tividade física em diferentes domínios com a escolaridade. As atividades físicas no lazer e como orma de locomoção/deslocamento foram avaliadas por meio do questionário internacional de tividades físicas (IPAQ) versão longa e a limpeza pesada de casa e as atividades físicas no rabalho foram avaliadas utilizando os módulos do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e roteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL). A escolaridade foi adronizada em anos de estudo. Utilizou-se a regressão de Poisson ajustada por idade para verifi car associação da prática de atividades físicas nos diferentes domínios com a escolaridade. A scolaridade foi associada de forma signifi cativa e positiva com a prática de atividades físicas no azer em ambos os sexos (RP=3,04 IC95% 1,00;9,31, p-trend=0,003 para os homens e RP=4,04 C95% 1,33;12,20 p-trend=0,006 para as mulheres), porém, foi inversamente associada com s domínios locomoção/deslocamento nos homens (RP=0,26 IC95% 0,11;0,61, p-trend=0,002) e com limpeza pesada da casa nas mulheres (RP=0,65 IC95% 0,43;1,00, p-trend=0,017). sses resultados indicaram que pessoas com maior nível de escolaridade são mais ativas no lazer menos ativas como forma de locomoção/deslocamento e na limpeza pesada em casa e são mportantes para um melhor entendimento destas relações em populações residentes em egiões consideradas de baixo nível socioeconômico.

Endereço: http://www.sbafs.org.br/_artigos/400.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.