Atividade Física e Ambiente: a Influência dos Parques Verdes Urbanos na Saúde.

Por: Alba Regina Azeve, Aline Duarte Ferreira, Elivelton Silva Fonseca, Gabrielle Gomes dos Santos Ribeiro, Juliana Felipe e Marcus Vinicius Pimenta Rodrigues.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.25 - n.4 - 2019

Send to Kindle


Resumo

Introdução:

Os parques verdes urbanos podem oferecer oportunidades para a prática regular de atividade física, proporcionando benefícios para a vida da população, como por exemplo, saúde física, social e afetiva. O objetivo do presente artigo consiste em analisar a influência dos parques verdes urbanos na prática de atividades físicas, focando-se na qualidade ambiental urbana e na saúde dos praticantes de atividades físicas em áreas abertas. O estudo tem uma abordagem multidisciplinar segundo a perspectiva da saúde ambiental.

Método:

O projeto de estudo baseou-se em pesquisa qualitativa, utilizando pesquisa bibliográfica e documental e levantamentos de campo, cuja técnica contou com a observação direta (DO). A seleção da amostra foi baseada em Miot (2011), contando com36 indivíduos com idade entre 18 e 40 anos que praticam regularmente atividades físicas, pelo menos, três vezes por semana, por no mínimo 50 minutos. Também foram realizados questionários utilizando o IPAC (nível de atividade física avaliado) e os parâmetros da Escala de Borg.

Resultados:

O estudo mostrou que os participantes da pesquisa se tornaram mais ativos, possivelmente, sendo estimulados e motivados pelo ambiente com grande presença de vegetação, a boa infraestrutura do local e as orientações feitas durante a pesquisa.

Conclusão:

A pesquisa mostrou que quanto maior a frequência e a intensidade da atividade física em áreas abertas, melhor é a adaptabilidade fisiológica do organismo. Nível de evidência II; Estudo prognóstico.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1517-86922019000400305&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.